segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curiosidades sobre os Elefantes

Curiosidades sobre os Elefantes

Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, chegando a pesar até 12 toneladas e medir, em média, 4 metros de altura. devido ao seu porte, têm poucos predadores. Atualmente existem três espécies no mundo, duas delas africanas e uma asiática, um pouco menor que as outras. São herbívoros, se alimentando de ervas, gramíneas, grutas e folhas de árvores. Vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares cem, impedindo que se alimentem.

Sua tromba pode ser usada para diversas finalidades, como esfregar o olho, pegar coisas no chão, tomar banho e levar alimento e líquido até sua boca. Segundo especialistas, a tromba do elefante pode ter cerca de quarenta mil musculos individuais, o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore.

Os elefantes são chamados de Paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rigida na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2.5 cm de espessura. No entanto, a pele em volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pêlos do que nos africanos, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos.

Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. Atualmente todas as espécies de elefantes são consideradas em perigo de extinção, segundo a "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN)." Eles são ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat. O marfim de suas presas é usado em jóias, teclas de piano, dentre outros usos. Sua pele e outras partes são um componente comvercial de menor importância, enquanto a carne é utilizada pelas pessoas da localidade.

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário