segunda-feira, 20 de junho de 2011

Monstro do Lago Ness

Monstro do Lago Ness

O Monstro de Loch Ness , também conhecido por Nessie , é uma criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Highlands da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de réptil aquático de grande porte, com pescoço longo e nadadeiras., semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.

O primeiro relato sobre a existência do Monstro é de 1923. Alfred Cruickshank avistou uma criatura com cerca de 3 metros de comprimento e dorso arqueado. Mas a popularidade chegou somente em 2 de Maio de 1933 quando foi relatado sua aparição pelo jornal local Inverness Courier em uma reportagem cheia de sensacionalismo. No artigo conta-se que um casal viu um monstro aterrorizante a entrar e sair da água. A notícia gerou sensação e um circo chegou mesmo a oferecer 20000 libras pela captura da criatura. A esta oferta seguiu-se uma onda de avistamentos que resultaram em 19 de Abril de 1934 na mais famosa fotografia do monstro, tirada pelo cirurgião R.K. Wilson (daí o nome da fotografia, conhecida como Surgeon's photo ). A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência real do monstro.

A fotografia era uma fraude e somente em 1994 Marmaduke Wetherell, repórter free lancer do Daily Mail, confessou ter falsificado a fotografia em busca de um furo jornalístico. Wetherell afirmou também que decidiu usar o nome do Dr. Wilson como autor para conferir mais credibildade ao embuste.

Muitos acreditam que o animal seja um Pleiossauro que tenha se adaptado às condições de vida na Escócia. Grande parte da dificuldade em encontrar ou provar a ausência da criatura é devida à peculiaridade geológica do próprio lago. Ele tem forma estreia, profunda e alongada, com cerca de 37 quilómetros de comprimento, 1,6 quilómetros de largura e uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares (geleiras) da última era glacial. Além disso, a visibilidade na superfície costuma ser ruim, o que explica a má qualidade das fotos e a suspeita de que os avistamentos sejam apenas pareidolia.

Em Julho de 2003 , uma equipa da BBC realizou uma investigação exaustiva na zona, com o fim de determinar de vez a existência ou não do monstro. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. A BBC concluiu que o monstro não existe mas nem isto desalentou os defensores de Nessie.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/nessie.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário