O cientista espanhol Jesus Martinez-Frias disse que o aquecimento global pode ser o responsável pelos aparecimentos de hidrometeoritos, grandes blocos de gelo que caem do céu em dias limpos.
"Não estou preocupado que um deles possa cair na cabeça de alguém, mas eles estão se formando onde não deveriam existir", afirmou o cientista, diretor do Centro de Astrobiologia da Espanha. "Componentes da atmosfera, como ozônio e água, estão mudando em níveis diferentes da atmosfera", disse.
O primeiro hidrometeorito encontrado neste ano na Espanha pesava 16kg. Outros três foram descobertos no país, subindo o número total de encontrados na última década para mais de 50.
Apesar de ele não conseguir explicar por que os hidrometeoritos se formam, o cientista disse ser improvável que o gelo caia de algum avião, como já foi sugerido. "Não estamos falando de trotes", afirmou. "É muito fácil diferenciar os blocos reais dos falsos. Sua composição isotópica tem a assinatura da chuva ibérica”.
O especialista em granizo norte-americano, Charles Knight, discorda da teoria. "Gelo sólido não pode se formar na ausência de nuvens", disse para a revista "Science".
Os hidrometeoritos causam polêmica entre cientistas. Muitos acreditam que o gelo tenha se desprendido de meteoros e caído na Terra, porém astrônomos afirmam que isso causaria uma explosão na atmosfera do planeta.
(Folha de S. Paulo, 27/09/02).
Nenhum comentário:
Postar um comentário